Sabe aquele filme, cuja excelência pode ser percebida imediatamente e que nos proporciona diversas reflexões e aprendizados? Assim é o aclamado filme de 2004, “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças”. Fica aqui a indicação e já informo que não irei dar “spoiler”, mas preciso comentar que toda a trama tem como plano de fundo a provocação sobre apagar as nossas “memórias dolorosas”.
Que se preze alguns estudos em andamento, os quais estão sendo conduzidos por Institutos e Pesquisadores renomados em relação a modificação das memórias em camundongos, além das descobertas recentes sobre o papel das proteínas na formação das memorias somado aos testes químicos que estão sendo conduzidos, o fato é que ainda não é possível fugir de nossas memórias.
É preciso compreender que a memória faz parte de um “complexo sistema de sobrevivência” gerenciado pelo nosso cérebro. Foi graças a combinação memória e emoção que conseguimos sair da “floresta” e chegar até aqui.
Mas não fique chateado, pois atualmente as Neurociências nos possibilita conhecimentos sólidos a respeito do assunto e por meio da Terapia de Reintegração implícita é possível reeducar o nosso processo emocional para que possamos continuar lembrando de algo, mas sem sofrer a partir de então. Eu sei que as memorias que machucam são muito impactantes em nossas vidas. Infelizmente o Fracasso é mais impactante que o Sucesso. Infelizmente não existe o oposto para o estresse pós traumático. Infelizmente prestamos mais atenção em coisas negativas (veja os portais de notícias, o transito por conta de um acidente etc.) do que nas boas ações que estão acontecendo o tempo todo.
Infelizmente não é possível apagar algo que apesar de doer, nos ajudou a chegar até aqui. Entenda que apesar das nossas memorias serem importantes para a nossa sobrevivência, você é muito maior que uma eventual distorção daquela associação memoria x emoção. Pegou?
Eu posso ajudar você nessa travessia! Eu posso ajudar você a reeducar os padrões mentais que estão lhe trazendo sofrimento, por meio da construção de novos aprendizados para que você consiga fazer os movimentos necessários para dizer: “Eu Assumo a minha Vida!”
Bora viver?
Deixe um comentário